Em algum momento da sua trajetória você deve ter se deparado com o termo crowdfunding. Por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos colaboradores para a sua realização. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo. Neste post, vamos ver o que é crowdfunding e como funcionam suas diferentes modalidades e entender que ele também pode ser uma ótima alternativa de investimento. Acompanhe!
O que significa crowdfunding?
O termo crowdfunding vem do inglês e significa, literalmente, “financiamento pela multidão”.
O que é crowdfunding?
O crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma maneira de conseguir recursos para a realização de projetos, que podem ser voltados para a criação de uma empresa, apoio a uma causa social, realização de eventos, desenvolvimento de produtos, entre outros.
Como funciona o crowdfunding?
O crowdfunding pode ter duas modalidades que funcionam de maneira bem simples:
1 - O dono do projeto ou incorporadora apresenta sua ideia ao público através do site escolhido para a campanha, em nosso caso, pela plataforma da CapRate;
2 - Informa qual o valor necessário para a realização daquele projeto;
3 - Estipula um prazo limite para a arrecadação de fundo.
Quais são os objetivos do crowdfunding?
No Brasil, existem modelos de crowdfunding para financiar projetos pessoais, eventos culturais, empresas e, agora, empreendimentos imobiliários pela plataforma da CapRate. A CapRate é uma plataforma de investimento voltada para o setor imobiliário. Somos a primeira empresa a ser regulamentada pelo Banco Central (BACEN). A CapRate também reúne investidores a fim de financiar empreendimentos, tornando esse mercado acessível a um número maior de pessoas.
Quais os benefícios do crowdfunding para o meu negócio?
1 - Validar um conceito: com uma campanha de sucesso, você consegue provar que, além de um interesse em sua ideia, as pessoas também estão dispostas a gastar com isso. Logo, o crowdfunding se torna uma maneira eficaz de validar seu conceito e mostrar que aquela ideia é lucrativa.
Reduzir riscos: como o crowdfunding valida o mercado, os empresários e investidores não precisam se preocupar em assumir tanto risco, que é uma das maiores preocupações de quem aspira começar um novo negócio.
2 - Maior visibilidade: além de arrecadar fundos para a sua ideia, divulgar o seu projeto em sites de financiamento coletivo também é uma excelente estratégia de marketing, já que traz visibilidade, novos fãs e potenciais clientes.
3 - Feedback em tempo real: os colaboradores costumam compartilhar suas opiniões, sugestões e críticas sobre a iniciativa, o que traz insights úteis para a realização do projeto.