• Invista
  • Quem Somos
  • Como Investir
  • Blog
  • Entrar

CapRate vs Taxa Selic

Este é o post #1 da nova série sobre investimentos do Blog da CapRate. Hoje, vamos falar sobre a Selic e em seguida trazer um comparativo com nossas opções de investimentos.

No Brasil, a taxa Selic é a principal ferramenta de política monetária do governo e um dos principais indicadores financeiros. Já reparou que várias vezes no ano, logo após a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), saem notícias na mídia, que houve reajuste de alta ou redução na taxa? Vamos falar sobre isso também neste post, além de seu valor atual.

 

Afinal, o que é a taxa Selic?

A Selic, segundo definição do BACEN, é a taxa média ajustada dos financiamentos relativos às operações com títulos públicos federais, ou seja, a taxa determinada pelo Copom que indica quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram títulos públicos do Tesouro Nacional. A Selic, chamada de taxa básica de juros do Brasil, serve de referência para diversos fundos de renda fixa e, meses atrás, sua queda constante comprometeu, cada vez mais, a performance de fundos atrelados a esse índice.

A taxa de juros adequada para cada momento é aquela que proporciona a boa circulação do dinheiro na economia, sendo ela a ferramenta para o controle da inflação. Ou seja, o índice é parâmetro para o custo das trocas de recursos entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e instituições financeiras.

 

Qual é a previsão da taxa Selic?

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir o índice da taxa Selic. Desde o último corte, realizado em agosto de 2020, a taxa seguiu uma estabilidade de 2% ao ano até março de 2021, o menor patamar da história desde a série iniciada em 1996. Contudo o Banco Central já sinalizou que os cortes se encerram e que a partir de agora seguirá a tendencia de alta, forçada pela alta da inflação. Atualmente a taxa básica de juros está em 3,5% ao ano e o Copom estima que a taxa chegue aos 5% ao ano até 2022. Confira abaixo o gráfico da variação da taxa desde 2011, elaborado pelo Banco Central.

 

Gráfico, Gráfico de cascataDescrição gerada automaticamente

CapRate e SELIC

A manutenção da Taxa Selic historicamente em baixa significa que, mais do que nunca, é hora de abandonar os investimentos tradicionais e apostar nas rentabilidades combinadas de juros pré e pós-fixado oferecidos pela CapRate. Algumas das nossas opções de investimento tem o CDI, juros praticados nos empréstimos entre bancos, como índice de referência e entregam percentuais relativos a ele. Tendo em vista que a taxa do CDI acompanha a Selic, podemos proporcionar aos nossos investidores o melhor dos dois mundos, pois combina a taxa pós-fixada atrelada ao CDI, com possibilidade de maiores rendimentos com a previsão de alta da Selic nos próximos anos mais a taxa prefixada, que garante um retorno mínimo, independente das possíveis mudanças do cenário econômico. 

Confira algumas de nossas captações clicando aqui.

 

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais:

Facebook Linked-In WhatsApp Twitter

Texto de Arthur Marques de Oliveira

Publicado em
21/05/2021

Newsletter

Pesquisar

fale@caprate.com.br
+55 0800-591-1288
WhatsApp (51) 99791-7714
Rua Dr. Timóteo nº 782
Porto Alegre - RS

fale@caprate.com.br
+55 0800-591-1288
Rua Dr. Timóteo nº 782
Porto Alegre - RS

Invista na CapRate

Conheça a CapRate

Blog

Fale conosco

Canais de Atendimento

Termos de uso

Política de Privacidade

Tabela de Tarifas

Nosso site (incluindo a calculadora) apresenta opções de investimento disponíveis que podem ou não ser adequadas ao seu perfil. Os conteúdos de nosso site não devem ser interpretados como uma indicação ou recomendação de investimentos. A diferença de rentabilidade entre DI, Poupança e nossos produtos não é líquida de tributos. Recomendamos que você conheça as características e riscos dos mercados e leia atentamente os materiais disponíveis antes de investir. Para investir você deve dar aceite em nossos termos e políticas. Os riscos da operação baseia-se em três pilares, sendo eles: 1) Risco de Crédito: Ou seja, a capacidade do Tomador (quem está pegando os recursos) em honrar a dívida; 2) Risco de Liquidez: Impossibilidade de venda do título ou ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e, 3) Risco de Mercado: Na possibilidade de variação de taxa de juros e/ou dos indexadores da operação. Ao investir, é sempre crucial conhecer a natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição.
CF GROUP SOCIEDADE DE EMPRESTIMO ENTRE PESSOAS S.A. - CNPJ 41.349.521/0001-36 - Rua Giordano Bruno nº 64, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - CEP 90420-150. A CapRate atua como instituição financeira intermediadora em operações de crédito, mais especificamente em empréstimo de recursos entre pessoas, configurando-se, portanto, como uma Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). As atividades financeiras da CapRate têm por finalidade conectar investidores interessados em recebíveis vinculados a operações de crédito, focados no segmento imobiliário, tendo como base os termos da Resolução Nº 4.656 do Banco Central do Brasil. Para entrar em contato conosco, favor direcionar questionamentos pelo e-mail fale@caprate.com.br ou através do WhatsApp +55 (51) 93618‑3862 ou via ligação para o número +55 0800-591-1288.