Uma das modalidades de investimento mais procuradas e amadas pelos brasileiros é a renda fixa. Isso acontece, pois essa forma de investimento é caracterizada por ser estável e segura. Chama-se renda fixa justamente porque possui uma rentabilidade previsível. Com isso em mente, nós da CapRate, preparamos este material explicando a importância da renda fixa, algumas dicas de como investir e mostrando por que ela deve estar na sua carteira de investimentos.
O que é e como funciona a renda fixa?
Renda fixa é um tipo de investimento em que é possível prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Como qualquer outra empresa, os bancos, as instituições financeiras e até mesmo o governo, precisam captar recursos para financiar projetos e continuar em atividade. É aí que entra o investimento em renda fixa. Investir nessa modalidade, é como emprestar seu dinheiro para essas instituições. Então, elas utilizam o dinheiro para financiar suas atividades e, em troca, devolvem o dinheiro acrescido de uma taxa de juros.
Vários títulos de renda fixa também trazem mais segurança por terem garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Créditos. Caso a instituição financeira que emitiu o título quebre, o FGC garante que o investidor recupere até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Lembrando que as chances desse tipo de problema acontecer são pequenas, mas uma proteção é sempre bem-vinda.
Dicas para investir em Renda Fixa
Para o investidor que vai começar a colocar parte de seu dinheiro em ativos de renda fixa, nós da CapRate separamos cinco dicas sobre essa modalidade de investimento.
1 - Pesquise e compare
É muito importante comparar alguns aspectos básicos como rentabilidade, prazos, tributação e taxas, além do histórico do emitente antes de escolher onde investir.
2 – Cuidado com as taxas e tributos
Com a taxa básica de juros ainda em baixa, a rentabilidade de ativos de renda fixa também diminuiu de forma geral. Fique atento aos percentuais de Imposto de Renda e a eventuais taxas de administração.
3 - Compreenda os riscos
Uma das principais vantagens da renda fixa é a segurança. Mas isso não significa que todas as aplicações desta modalidade sejam seguras. Existem títulos com maior garantia como, por exemplo: Tesouro Direto e CDBs (Certificado de Depósito Bancário).
4 - Diversificação é fundamental
Se você tem recursos na renda variável, será importante resguardar parte do patrimônio com ativos de renda fixa. Caso você queira sair um pouco da sua zona de conforto, uma boa opção é montar uma carteira com ativos que rendem um pouco a mais, como Letras de Crédito Imobiliário (LCI).
5 – Fique atento aos prazos de resgate
A renda fixa é a principal indicação para a formar uma reserva de emergência, aquele valor destinado a cobrir despesas inesperadas. Por essa razão, fique atento ao prazo de resgate estabelecido pela instituição que vendeu o ativo, para que você possa reaver o seu dinheiro em caso de imprevistos.
Você pode começar a investir agora! Nós da CapRate podemos te oferecer a forma de investir com maior segurança e rentabilidade em renda fixa. Quer saber mais? Entre em contato com a gente clicando aqui!