Como já dissemos aqui investir em imóveis é um dos negócios mais seguros do mercado. Porém, ao invés de comprar ou alugar um imóvel é possível realizar investimentos coletivos no setor imobiliário?
Mas afinal o que é investimento coletivo imobiliário?
O investimento coletivo imobiliário, também conhecido como crowdfunding imobiliário, ainda que não seja um meio tradicional para obter crescimento de patrimônio, é uma ação estratégica com rentabilidades atrativas para os investidores. Basicamente, o crowdfunding imobiliário é uma forma de incorporadoras e construtoras adquirirem capital, não demandando a um único investidor, mas alcançando um grupo de pequenos investidores, como você. Os investidores têm adotado o crowdfunding imobiliário como alternativa aos meios mais tradicionais de investimentos.
Crowdfunding imobiliário
O crowdfunding imobiliário é uma espécie de financiamento coletivo em que o investidor precisa se cadastrar em uma plataforma online para escolher um imóvel da lista selecionada. Na prática, com o crowdfunding imobiliário você compra apenas uma parte daquela obra e no final do período determinado você recebe de volta o valor do seu investimento com lucros. O investidor firma um contrato diretamente com a incorporadora.
Peer to peer imobiliário
Já no peer to peer imobiliário, o investidor adquire um título de renda fixa emitido por um banco, que paga uma taxa prefixada no momento da aplicação. Esse título é um Certificado de Depósito Bancário (CDB) vinculado a uma dívida do empreendimento com o banco. Geralmente cada projeto tem um prazo de até 36 meses, e uma expectativa de retorno com base no estudo de viabilidade.
Investimentos coletivos no setor imobiliário ou FII (Fundo de Investimento Imobiliário)
Você pode estar se perguntando se existe diferença entre os investimentos coletivos no setor imobiliário e os Fundos de Investimento Imobiliário, não é mesmo? As duas formas de investimento se parecem bastante, mas há diferenças. Vamos descobrir quais são elas. A primeira delas é que no investimento coletivo, tanto no crowdfunding ou peer to peer imobiliário, o investidor aplica diretamente em um único empreendimento. Além disso, você pode escolher os projetos que deseja investir escolhendo o bairro ou a cidade. Já no caso dos Fundos de Investimento Imobiliário, é o gestor que define os vários empreendimentos que irão integrar a carteira dos cotistas.
O investimento coletivo imobiliário é regulamentado?
A definição normativa das regras para o crowdfunding imobiliário é estabelecida pela Instrução CVM 588, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O documento define regras como captação máxima por projeto (o limite por incorporadora é de R$ 5 milhões) e cota máxima de investimento (R$ 10 mil por investidor).
Afinal, vale a pena investir?
Vimos que o crowdfunding imobiliário permite que você invista em imóveis de forma passiva, sem ter que se preocupar com a manutenção e gestão do imóvel. Além disso, o financiamento coletivo imobiliário abriu caminhos para pessoas que estão interessadas em investir, mas querem garantir a segurança com rentabilidade. Um dos outros atrativos principais do crowdfunding imobiliário é que ele não requer uma grande quantia como investimento inicial. O crowdfunding imobiliário é a melhor opção para quem procura um fluxo de investimento moderno e passivo que oferece retornos atrativos.
Agora você já sabe como funciona o investimento coletivo imobiliário e quais as vantagens que essa modalidade oferece. Ficou interessado e quer investir nessa modalidade? Então, aproveite para acessar a plataforma da CapRate e comece a investir.